||SGH – Sistema de medição revolucionário para cilindros hidráulicos
SGH – Sistema de medição revolucionário para cilindros hidráulicos2018-10-15T17:00:25+00:00

Encoders acionados por fio SGH da SIKO – Sistema de medição revolucionário para cilindros hidráulicos

Os sensores de posição para cilindros hidráulicos devem atender a um requisito central: eles não devem afetar negativamente a compactação de um cilindro hidráulico. Isto significa que quando um sensor de posição é instalado, o comprimento do cilindro não deve aumentar nem o comprimento de instalação ser prolongado, ele deve ser o mais curto possível.

SGH para cilindro hidraulico

Sensores posicionadores com um princípio funcional inovador

Para satisfazer este requisito, a SIKO aplica um princípio funcional inovador que atinge um grau de compactação antes desconhecido. A tecnologia de medição de cursos de cilindros da SGH possui uma abordagem técnica completamente diferente dos sistemas de medição convencionais que trabalham com tecnologia magnetostritiva, indutiva ou baseada em Hall.

Os sistemas SGH empregam um mecanismo acionado por fio

Os sistemas SGH usam um mecanismo acionado por fio que é integrado diretamente no cilindro para medir o curso. O fio do mecanismo acionado por fio é preso à cabeça do pistão. Quando o cilindro se estende, o fio enrolado em um tambor de arame é puxado para fora. A rotação resultante do tambor do fio é detectada sem contato pelos componentes eletrônicos do sensor e convertida em um caminho linear. Sendo assim é possível fazer um acompanhamento preciso e absoluto da posição do cilindro. Nos sistemas SGH os ímãs usados para medir a rotação são digitalizados através da placa de base resistente à pressão. Os componentes eletrônicos são totalmente encapsulados no lado não pressurizado do sistema. Todo o sistema de medição é, portanto, incorporado ao cilindro e ficam protegido contra influências ambientais externas. Vantagem clara: ao contrário dos sistemas de medição montados externamente no cilindro, o sistema do sensor não pode ser danificado, afetado negativamente ou mesmo destruído por condições ambientais ou mal uso.

SGH10, SGH25 e SGH50

Resistente a choque e vibração

Outra vantagem da tecnologia SGH é a sua resistência a choques e vibrações. Choques muito fortes e vibrações ocorrem muito em veículos utilitários, como máquinas de construção e máquinas agrícolas, por exemplo, quando um balde de escavadeira atinge o solo com um alto impacto quando é abaixado. Isso resulta em uma forte onda de choque que atinge tanto o cilindro hidráulico quanto os sensores. Nossos sensores encoders acionados por fio, são executados com base em um fio flexível, assim absorvem esse efeito (já que não há efeito de alavanca que possa ocorrer como em sensores baseados em haste).

Testes internos de durabilidade e projeto de todos os componentes do sensor

No que diz respeito ao desenvolvimento e design, a SIKO conta com 30 anos de know-how de encoders acionados por fio. Nenhum outro concorrente pode aproveitar uma riqueza tão ampla de experiência. Os engenheiros de desenvolvimento e design de produtos da SIKO também contam com esse know-how. Os sistemas de encoders acionados por fio das mais recentes gamas SGH25 e SGH50 também se beneficiam dessa competência.

Esses sensores SGH também são totalmente desenvolvidos pela SIKO. Como esta é uma das principais competências da empresa, todos os componentes do sensor também são totalmente projetados em nossas instalações. Isso também se aplica aos componentes do encoder acionados por fio, como a mola, que é um componente muito importante. A mola pode ser considerada como o motor de um sensor de posição acionado por fio. Quando o fio é retraído, a mola é responsável por mover o tambor para trás e rebobinar o fio. As relações de força, a curva característica da mola e a velocidade de rotação são todas especificadas e definidas pela SIKO para cada produto. Por esta razão, os sensores de posição SGH definem padrões, especialmente no que diz respeito à durabilidade e longa vida útil, pois são projetados e testados eletronicamente (sem contato, princípio de medição magnética), bem como mecanicamente durante a vida útil de um cilindro hidráulico, e também satisfazer os requisitos de qualidade de fabricantes e OEMs de renome.

A perfuração do pistão agora é desnecessária

Como a haste do sensor tem que ser integrada no pistão ao longo de todo o trajeto de medição em sistemas de medição magnetostritivos, muitas vezes era necessário realizar operações de perfuração longas e de alta precisão no pistão. Isso não é apenas caro, mas também enfraquece a estrutura do pistão. Com o sistema de medição de curso baseado na tecnologia SGH, apenas um pequeno fio é necessário no pistão para fixar o fio. Como resultado, o sistema atinge um alto potencial de economia. Isso significa uma redução significativa no tempo de produção, bem como os custos globais ao fabricar os cilindros hidráulicos. Quanto maior o comprimento do curso, maior a economia financeira potencial, também no que diz respeito aos custos logísticos. Isso beneficia os fabricantes de cilindros, os fabricantes de máquinas e os clientes finais ao mesmo tempo – uma verdadeira situação ganha-ganha para todos os lados.

Sensores SGH e eletrônicos com a classe de proteção IP69K

Para sobreviver às difíceis condições do mundo móvel, o sistema de sensores é totalmente integrado ao cilindro e, portanto, oferece proteção máxima contra influências externas. Por esse motivo, os sensores SGH estão incluídos na classe de proteção IP69K. Eles garantem a maior proteção contra influências ambientais, como sujeira, poeira e água.

Sistema plug-in modular KV1H garante flexibilidade no projeto e construção

Os sensores de posição da linha SGH possuem conexões de plugue KV1H. Este sistema de conexão plug-in modular possui classe de proteção IP69K e também é totalmente integrado no interior do cilindro. Um conector M12 serve como interface e estabelece a conexão com a fonte de alimentação ou o controlador.

Do ponto de vista dos fabricantes de cilindros, o caráter modular do sistema de encaixe KV1H aumenta a flexibilidade do projeto e da construção. Em comparação com os produtos dos competidores, durante o desenvolvimento de cilindros diferentes ou novos, não é necessário substituir todo o sistema de sensores, que geralmente possui cabos fixos, mas atenção deve ser dada apenas a uma conexão KV1H adaptada para o design do cilindro. A redução da variedade no lado do design agiliza, portanto, processos a juntamente, como desenvolvimento, produção e manutenção do lado do fabricante.

Além disso, os sensores e eletrônicos SGH também têm a mais alta compatibilidade eletromagnética (EMC), especialmente em máquinas móveis, em comparação com sistemas de máquinas estacionárias, máquinas móveis não são aterradas, mas estão expostas a uma ampla faixa de voltagem externa. Por esse motivo, o sensor SGH possui uma EMC extremamente alta e foi projetado para atender aos requisitos legais de EMC e é protegido contra defeitos e falhas.

EN12999, EN14439, EN280, EN13000, EN1777, EN ISO13849-1, EN474, EN500, PLd

Redundância, interfaces e segurança

Os sensores da gama SGH estão disponíveis com as interfaces analógicas convencionais, CANopen e também com o SAE J1939. Versões redundantes (CAT3, PLd) estão disponíveis para aplicações críticas de segurança para atender aos requisitos da EN13849. Existe, portanto, uma opção disponível para as versões de segurança entre uma interface analógica redundante, CANopen redundante, SAE J1939 redundante ou Segurança CANopen.

Função teach-in (Ensinar)

A função teach-in de característica padrão dos sensores de posição acionados por fio SIKO permite que OEMs e fabricantes de cilindros reduzam significativamente o número de versões diferentes em comparação com muitos sistemas de medição convencionais. Com a especificação variável do comprimento de medição do sensor (teach-in), um sensor pode cobrir uma ampla faixa de comprimentos de medição. Além do número de versões diferentes, os requisitos de armazenamento para qualquer peça de reposição também são menores.

Exemplos de aplicação

Receba nossos informativos

Email marketing Grunn