Usinas de acuçar – Quando acúmulo de poeira é inevitável nos silos a segurança deve ser uma prioridade

Este case ilustra a habilidade da Grunn em fornecer soluções em segurança para evitar explosões em usinas de açucar, ambientes em que a poeira dos silos é inevitável.
0
81

Um produtor Europeu de açúcar evita concentrações de poeira explosiva e melhora a limpeza do sistema instalando monitores de poeira da Sintrol na área dos silos.

Esta fábrica de açúcar europeia fornece mais de 200.000 toneladas de açúcar granulado por ano. As plantas de processamento de açúcar são complexas e grandes e o acúmulo de poeira é inevitável. A necessidade de boas práticas de limpeza e questões de segurança foram o ponto inicial para esta melhoria.

FALHA NO PONTO DE DESCARGA: Ocasionalmente um torrão ou torrões de açúcar bloquearão o transporte do açúcar para o processo fazendo com que o fluxo de açúcar vindo do silo se disperse no chão, causando grande perda de produto e emitindo uma grande nuvem de poeira.

GRANDE VAZAMENTO: Ao redor da base do silo existem pontos de extração secundários que podem estourar. Embora isto seja extremamente raro, um monitor de poeira local irá disparar um alarme e os trabalhadores da fábrica poderão agir rapidamente e de acordo.

O outro ponto de instalação é no longo TÚNEL DE CORREIA TRANSPORTADORA entre a produção e os Silos. Se houver um bloqueio ou falha ao longo do caminho, o açúcar irá rapidamente se acumular novamente, causando perda de produto e nuvens de poeira indesejadas.

A solução foi instalar 6 monitores DUMO para poeira em áreas de interesse para monitorar o ar em um ambiente ATEX. A saída de 4 a 20mA é levada ao DCS que, por sua vez, faz interface com o sistema de alarme de incêndio.

Características principais:

  • Monitoramento confiável e econômico
  • Leituras sensíveis de partículas
  • Tecnologia não suscetível à contaminação do sensor
  • Recurso exclusivo de configuração automática
  • Baixa manutenção
  • Monitoramento contínuo
  • Aprovação ATEX para atmosferas explosivas

PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO:

Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em tecnologia exclusiva de Eletrificação Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam próximas ou atingem a sonda, um sinal é induzido.

Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados da Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.

A tecnologia tribo elétrica clássica é baseada no sinal CC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas. Em comparação com medições baseadas em CC, a tecnologia de Eletrificação Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Ao utilizar a tecnologia de Eletrificação Indutiva é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.