Soluções de monitoramento de poeira para fabricante de ração animal
Fabricante italiano de ração animal evita paradas de produção, multas e economiza mais de 200 m² ao instalar monitores de poeira da Sintrol em uma zona ATEX.
Este produtor é um dos principais no setor de alimentação animal e carne nos grupos europeus e possui sete fábricas na Itália garantindo uma distribuição capilar do produto. Os primeiros monitores de poeira da Sintrol foram instalados no final de 2014 na planta de produção de Verona pelo nosso parceiro de distribuição e serviços certificado e de longa data, Tecnova HT de Milão.
A empresa foi obrigada a instalar uma câmara de sedimentação, onde o pó poderia se depositar em caso de quebra do filtro, com área de cerca de 200 m² após os filtros de mangas. O objetivo era liberar essa área para fins de produção e controlar antecipadamente qualquer vazamento no filtro de mangas, a fim de evitar paradas de produção e multas do governo.
Portanto, eles estavam procurando uma solução confiável para detectar vazamentos em seus filtros de mangas. O nível de poeira tinha que ser avaliado em uma Zona ATEX 20 dentro do duto e Zona 22 fora do duto.
Cerca de 80% das poeiras emitidas são secas e cerca de 20% contêm alguma humidade, dependendo do produto produzido. A temperatura no ponto de medição é próxima da temperatura ambiente. O nível de poeira deve ser mantido inferior a 10 mg/m3.
Para ter certeza de escolher o instrumento certo, um período experimental de dois meses com um Snifter mA+ e um Snifter A2 foi iniciado no final de 2014.
Os dois sensores foram instalados em paralelo. Durante o teste foi forçada a falha de uma bolsa de freio e ambos os instrumentos reagiram bem e geraram o mesmo resultado e sinal de alarme.
O resultado mais surpreendente foi que durante o funcionamento normal do processo, o modelo Snifter mA foi capaz de identificar quando a fábrica mudou o tipo de alimento produzido. O tamanho do grão do pó mudou de acordo com os diferentes produtos e o Instrumento foi capaz de identificar isso mesmo em filtros intactos!
Comentário pessoal do usuário final: Recebemos um sinal melhor do que esperávamos.
PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO:
Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em tecnologia exclusiva de Eletrificação Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam próximas ou atingem a sonda, um sinal é induzido.
Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados do Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.
A tecnologia triboelétrica clássica é baseada no sinal CC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas.
Em comparação com medições baseadas em CC, a tecnologia de Eletrificação Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Ao utilizar a tecnologia de Eletrificação Indutiva é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.
Recent News
-
Brincando com Fogo? A Realidade das Faíscas no Ambiente Industrial
20 de novembro de 2024
Music News
-
O mínimo que você precisa saber sobre sensores em transportadores de correia
17 de outubro de 2024 -
Entendendo a NFPA 660: A promessa de consolidação para poeiras combustíveis
10 de setembro de 2024
Sobre nós
Blog da empresa Grunn do Brasil, com matérias que exemplificarão sobre processos e aplicações das soluções oferecidas pela empresa, bem como casos de sucessos.
Acesse nosso website: https://grunn.com.br/
Categorias
- Artigos (46)
- Casos de sucesso (35)
- Guias de aplicações (2)