Pare a poeira abrasiva antes que ela pare você!

Solução de baixa manutenção para monitoramento eficaz de poeira abrasiva.
0
136

A Zaporizhstal Steel Works é uma das maiores empresas industriais da Ucrânia. Eles produzem bobinas e chapas de aço laminadas a quente e a frio, bem como tiras de aço, aço estanhado preto e perfis laminados.

Em 2012 a fábrica iniciou um programa de renovação e reconstrução dos seus sistemas de filtragem. O sistema de filtragem consiste principalmente em filtros de mangas e inclui uma unidade de dessulfurização. Um requisito era usar a mesma tecnologia para todos os pontos de medição e assim seguir suas políticas de fácil operação e manutenção eficiente. Foi tomada a decisão de utilizar sistemas de monitoramento de poeira da Sintrol em todas as etapas do sistema de filtragem.

Um dos problemas era que as concentrações de poeira antes do primeiro filtro chegavam a 10 gramas/m3. Os requisitos ambientais para poluição por poeira são de no máximo 50 mg/m3 após a fase final de filtragem. Outro problema foi que 80% da poeira consiste em óxido de ferro altamente abrasivo. Para suportar estas condições adversas foi escolhida uma unidade S304 da Sintrol com sonda cerâmica para altas concentrações de poeira (até 10 gramas/m3). Para atender aos requisitos após a dessulfurização e última etapa de filtragem foi escolhida uma unidade S305 com sonda revestida de teflon que opera na faixa de 50mg/m3. Após dois anos de uso no processo, na faixa de concentração de 2 a 6 g/m3 m3, o revestimento estava apenas ligeiramente desgastado nas laterais da sonda, mas ainda atende às especificações técnicas de acordo com os requisitos locais para os sistemas de monitoramento de concentração de poeira. Todos os sistemas são calibrados periodicamente por laboratórios locais e verificados uma vez por ano com o uso de sistemas de amostragem gravimétrica isocinética e organizações de verificação independentes.


A Sintrol oferece diversos revestimentos para diferentes finalidades:

  • Revestimento Cerâmico: Para resistir a poeiras abrasivas em concentrações mais elevadas
  • Revestimento de Teflon: Para garantir a funcionalidade adequada em produtos aderentes e poeiras úmidas <250°C/não ATEX
  • Revestimento Salokote: Para garantir a funcionalidade adequada de produtos aderentes e pós úmidos <700°C.

Princípios de operação:
Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em tecnologia exclusiva de Eletrificação Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam próximas ou atingem a sonda, um sinal é induzido.

Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados do Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.

A tecnologia triboelétrica clássica é baseada no sinal CC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas. Em comparação com medições baseadas em CC, a tecnologia de Eletrificação Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Ao utilizar a tecnologia de Eletrificação Indutiva é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.