Monitoramento contínuo de poeira para garantir a higiene do moinho de farinha

Moinho de farinha finlandês investe no reconhecimento precoce de rompimento de filtros para evitar contaminação microbiológica.
0
107

Um moinho de farinha finlandês produz farinhas, misturas de farinha e pré-misturas de centeio, trigo e aveia para exportação e para padarias locais. A capacidade é de cerca de 400 toneladas por dia e a distribuição para padarias locais e para exportação é frequente.

O processo de moagem consiste em várias etapas, incluindo armazenamento, limpeza, moagem, peneiração e mistura. O produto passa pelas diferentes etapas do processo por transporte pneumático. Como em qualquer processo de moagem, é produzida muita poeira e esta deve ser gerenciada cuidadosamente para limitar qualquer dispersão na instalação. Uma boa limpeza e um ambiente limpo são o mais importante para o gestor da fábrica, para evitar qualquer contaminação microbiológica. O receio é que um rompimento do filtro faça com que o produto seja enviado para um local de difícil identificação, como o telhado, o que por sua vez pode causar um acúmulo de produto. Se o produto acumulado não for limpo imediatamente, poderá causar crescimento microbiológico indesejado além de atrair roedores ou insetos. Os locais de medição são encontrados após os sistemas de filtragem na fábrica e também na secagem.

Benefícios esperados:

  • Garantir a higiene de fábricas e padarias em áreas não tripuladas
  • Detectar precocemente pequenos rompimentos no filtro
  • Fornecer alarmes em tempo real sobre qualquer rompimento do filtro

Condições do processo:

  • Ambiente não ATEX após filtragem
  • Taxas de fluxo: até 25m/s
  • Umidade: Abaixo do ponto devido
  • Temperatura: -20 a +40 °C

Solução:

  • No total, 21 instrumentos foram instalados em posições críticas após os filtros.
  • Este projeto foi um dos primeiros, realizado com a nova linha Snifter e continha registro de dados e comparação com as versões anteriores.
  • Devido à maior resolução o cliente decidiu equipar a fábrica com a nova linha Snifter.
  • Os instrumentos foram conectados pelo loop analógico ao DCS dos clientes e para o teste via RS485 foram conectados ao software de registro de dados DustLog 8 da Sintrol

Comentário do usuário final: “Para futuras ampliações da fábrica, os medidores de poeira Sintrol serão parte integrante da especificação”

PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO:

Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em tecnologia exclusiva de Eletrificação Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam próximas ou atingem a sonda, um sinal é induzido.

Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados do Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.

A tecnologia triboelétrica clássica é baseada no sinal CC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas. Em comparação com medições baseadas em CC, a tecnologia de Eletrificação Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Ao utilizar a tecnologia de Eletrificação Indutiva é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.