Gerenciamento de filtro de mangas – Poeira de madeira

Um fabricante de filtros especializado em sistemas de filtro de manga para fábricas de processamento de madeira procurava a solução mais confiável e acessível para medir as concentrações de poeira em seu duto de saída.
0
123

Nós temos o compromisso de implementar soluções para os problemas de nossos clientes. Nossos produtos são baseados em nossa exclusiva tecnologia de Eletricidade Indutiva e desenvolvidos usando uma plataforma modular flexível que nos permite personalizar nossos produtos para o cliente. Embora muitos sistemas de monitoramento de poeira sejam adaptados aos limites de emissões regulamentados pelo governo, existem pontos de medição intermediários que podem ser igualmente críticos para os custos e a conformidade regulatória para o usuário final. Gerenciar os sistemas de filtragem não é apenas bom para controle das emissões, mas também um forte indicador para ajudar na manutenção e nos custos gerais da planta.

Objetivo
Identificar rapidamente problemas nos filtros através da medição da concentração de poeira na saída das unidades de filtragem. Assim é possível ter certeza que o ar que está retornando a fábrica está livre de poeira.

Problema
Um fabricante de filtros alemão especializado em sistemas de filtro de manga para fábricas de processamento de madeira procurava a solução mais confiável e acessível para medir as concentrações de poeira em seu duto de saída. Como o ar desses filtros é reciclado de volta para a planta, as concentrações de poeira precisam ser baixas, caso contrário, o equipamento corre o risco de corrosão e a saúde dos funcionários fica comprometida. De acordo com a norma DIN EN 12779, os sistemas de extração de pó de madeira devem ter um teor < 0,1 mg/m3 de pó e precisam ser monitorados continuamente caso o sistema processe > 10.000 m3/h. Além disso, se as concentrações de poeira forem superiores a 0,3 mg/m3, deve haver um interruptor que libere a poeira em vez de retornar à fábrica. Devido à natureza sensível da aplicação, a solução precisava identificar o compartimento exato do filtro de manga com uma ruptura do filtro para limitar a quantidade de pó em excesso que retorna ao processo. Anteriormente, a empresa utilizava apenas um manômetro diferencial para notificar falhas nos filtros.

Solução
Para cada filtro de manga vendido por esta empresa, um produto da Sintrol é instalado no duto de saída. Isso foi inicialmente testado em três plantas para ver os resultados. Após testes bem sucedidos, a empresa logo aumentou para 30 plantas equipadas com a solução Sintrol.

O recurso de configuração automática fácil do “Snifter” permite que o operador da planta coloque o monitor em funcionamento dentro de 10 minutos após a instalação, pois o monitor identifica as concentrações normais de poeira no processo. Uma vez concluída a configuração automática, os interruptores são ajustados usando nosso software DustTool para fornecer o primeiro alarme a 0,3 mg/m3 atendendo, assim, a norma regulatória. Usando esses recursos, o usuário final recebe uma notificação rápida e confiável de que há um filtro quebrado em um compartimento, permitindo que a manutenção resolva o problema imediatamente.

Princípio de operação:
Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em uma tecnologia exclusiva de Eletricidade Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam nas proximidades ou atingem a sonda, um sinal é induzido. Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados da Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.

A tecnologia triboelétrica clássica é baseada no sinal DC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas. Em comparação com medições baseadas em DC, a tecnologia de Eletricidade Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Usando a tecnologia de Eletricidade Indutiva, é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.