Detecção de poeira explosiva em fábrica de enxofre

Entenda como o detector e monitor de poeira explosiva foi utilizado para gerenciar o risco de explosão e melhorar a segurança dos trabalhadores.
0
126

Nós temos o compromisso de implementar soluções para os problemas dos nossos clientes. Nossos produtos são baseados em nossa tecnologia exclusiva de eletrificação indutiva e desenvolvidos usando uma plataforma modular flexível que nos permite personalizar nossos produtos para o cliente. Embora muitos sistemas de monitoramento de poeira sejam adaptados aos limites de emissões regulamentados pelo governo, existem pontos de medição intermediários que podem ser igualmente críticos em custos e conformidade regulatória para o usuário final. Gerenciar os sistemas de filtragem não é bom apenas para controle das emissões, mas também é um forte indicador para ajudar na manutenção e nos custos gerais da planta.

Objetivo
Medir as tendências de concentração de poeira no ambiente em uma fábrica de enxofre para gerenciar o risco de explosão e melhorar a segurança dos trabalhadores.

Problema
Uma grande fábrica de enxofre exigia a medição de poeira em seu processo ao transferir seu enxofre de uma oficina para outra em uma correia transportadora. As concentrações de poeira às vezes eram bastante altas e precisavam ser gerenciadas. Se as concentrações de poeira ultrapassassem certos limites, o risco de explosão aumentava bastante dentro da planta. Além disso, a exposição a grandes quantidades de enxofre criou um problema de saúde para os funcionários da fábrica.


Solução
Como não havia um duto por onde a poeira passava, não foi possível utilizar um medidor de poeira padrão. Como solução, instalamos um dispositivo Dumo da Sintrol na fábrica para medir a poeira no ambiente. O monitor foi montado em uma parede perto da esteira transportadora. Usando o recurso de configuração automática do Dumo, o monitor estava instalado e funcionando 30 minutos após a instalação. Depois que o monitor foi configurado em condições normais, o operador da planta configurou os dois relés de alarme independentes do Dumo para fornecer sinais para alerta e alarme para a sala de controle se os níveis de poeira ultrapassassem esses limites. Uma tela especial foi adicionada à sala de controle do Dumo para que os operadores da planta pudessem sempre ver o resultado. Além disso, o Dumo fornece um sinal de saída de 4 a 20 mA, permitindo que a planta monitore continuamente as concentrações de poeira para identificar certos picos nas concentrações relativas de poeira na oficina. Isto proporcionou aos operadores da planta uma melhor compreensão das tendências de concentração de poeira durante o processo de produção para garantir um ambiente seguro.

Princípios de operação:
Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em tecnologia exclusiva de Eletrificação Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam próximas ou atingem a sonda, um sinal é induzido.

Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados do Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.

A tecnologia triboelétrica clássica é baseada no sinal CC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas. Em comparação com medições baseadas em CC, a tecnologia de Eletrificação Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Ao utilizar a tecnologia de Eletrificação Indutiva é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.