Como identificar o desalinhamento de correias em seus elevadores de canecas de forma rápida e confiável?

0
114

Os elevadores de canecas são equipamentos de transporte vertical de extrema importância em qualquer planta que transporte seus produtos verticalmente. Se o eixo da cabeça ou a polia do pé não estiverem nivelados, o corpo estiver fora do prumo, rolamentos com falha, polia com material grudado ou inclinada, sua correia desalinha e pode chegar até a cortar a chaparia lateral, aumentar a temperatura ou gerar fagulhas que em um ambiente com poeiras explosivas podem iniciar um incêndio.

A segurança das pessoas equipamentos são cruciais para uma empresa alinhada com valores benéficos. Qualquer perda humana é irreparável e qualquer acidente grave é muito custoso quando se pensa em equipamentos, tempo e produto desperdiçados.

Para monitorar estes desalinhamentos e impedir que problemas graves aconteçam é necessário ter equipamentos de que sejam confiáveis e robustos trabalhando pela sua segurança.

O monitoramento do alinhamento é feito com a montagem de uma porta de inspeção (que pode ter uma dobradiça para facilitar a manutenção e visualização) na lateral de elevador de canecas, nesta porta existe um bloco de latão que fica na parte interna da chaparia na direção da lateral da correia, e um sensor de temperatura. Quando a correia desalinha ela fricciona o bloco, que esquenta muito rapidamente, transferindo o calor para o sensor de desalinhamento de correia que avisa do ocorrido e assim ele pode ser rapidamente corrigido.

A informação da temperatura pode ser enviada para seu CLP ou para um sistema de monitoramento de risco.

Nossa solução não possui partes móveis que podem ser impedidas de trabalhar quando pó, sujeira ou produto se acumulam em sua superfície impedindo sua movimentação. Ele também não possui relés de desarmes o que causa perda de tempo precioso mesmo quando um pequeno desalinhamento de inicio de processo acontece mas que depois se corrige automaticamente. Também não tem fusível ou sensor que precise ser trocado. O único item de manutenção é o bloco que quando desgastado pode ser rotacionado e usado novamente.
Nosso sensor de desalinhamento de correia funciona diretamente da caixa, não precisando de qualquer calibração. Temos opções com saída RTD (PT100) ou analógica (4-20mA). Ideal para retrofit de máquinas que não possuem monitoramento de segurança.

Se a segurança é algo importante para você e sua empresa, instalando os equipamentos da Electro-Sensors (que é a única empresa com garantia de 5 anos limitada em seus instrumentos e mais de 50 anos de história) você terá a tranquilidade de saber que escolheu os produtos mais confiáveis do mercado para sua planta.

Obs.: Esta solução também é utilizada em transportadores fechados (enclausurados) ou correias abertas.

Veja também outros equipamentos de segurança para seu elevador de canecas: Sensor de temperatura de rolamentos e sensor de velocidade.