Biocombustíveis – Aumentando da precisão do volume em uma usina de etanol
O desafio
Esta usina de etanol estava enfrentando três desafios diferentes – poeira, precisão e confiabilidade. Havia quantidades extremas de poeira, especialmente durante os enchimentos de até 580 toneladas por hora, o que tornou extremamente difícil acompanhar os processos de enchimento e esvaziamento. Eles estavam usando radar de ondas guiadas (uma tecnologia de medição de ponto único) em um silo muito grande e de topografia irregular. Usar apenas um ponto de medição não estava proporcionando um nível adequado com precisão, uma vez que o nível de material varia significantemente em diferentes áreas do silo. Além disso, o cabo de sensoriamento do radar de ondas guiadas estava quebrando continuamente, impossibilitando a medição e fazendo com que as operações fossem desligadas até que o cabo pudesse ser encontrado e retirado de dentro do silo e depois substituído.
A solução
O modelo MV – 3DLevelScanner foi montado em um silo de concreto de 45,7 metros de altura e 22,9 metros de diâmetro contendo gráos de milho. O silo é enchido por vários locais de alimentação em uma operação com bastante poeira e barulhenta. Usando os parâmetros avançados do software gestor de nível 3D, o dispositivo foi otimizado para fazer leituras também durante o ciclo de enchimento que é extremamente rápido e com muita poeira. Com vários locais de escoamento e taxas de esvaziamento de até 150 toneladas por hora, o 3DLevelScanner foi capaz de fornecer um volume muito mais preciso do que o dispositivo de radar de onda guiada de ponto único anteriormente instalado. Depois do sucesso da primeira unidade, o cliente comprou três unidades adicionais para seus outros silos grandes.
Scanner foi montado em um furo existente.
Topo do silo com enchimento por transportador de gravidade.
3D instalados em 4 silos grandes
Os benefícios
O 3DLevelScanner foi capaz de atender ao desafio de um ambiente empoeirado e foi otimizado para acompanhar processos durante o enchimento e esvaziamento. A baixa frequência de ondas acústicas são capazes de penetrar a poeira gerada durante o preenchimento, ao contrário do radar que funciona em uma maior frequência. Usando o modelo MV que toma múltiplas medidas dentro de um ângulo de feixe de 70°, a precisão do seu inventário melhorou significativamente, permitindo a usina de otimizar seus horários de enchimento e esvaziamento e melhorar sua logística de transporte ferroviário. Este scanner 3D sem contato eliminou o risco de quebra de cabos, assim não é mais necessário deslocar pessoas e para seus trabalhos para medir inventário dos silos.
DESTAQUES DE APLICAÇÃO
- Material: Milho
- Tipo do silo: Silo de concreto com topo e fundo retos
- Tamanho do silo: 45,7 metros de altura x 22,9 metros de diâmetro
- Certificação explosiva: UL Classe 2, Div 1 = ATEX Zona 20 (dentro e fora do silo)
- Modelo: MV
Recent News
-
Brincando com Fogo? A Realidade das Faíscas no Ambiente Industrial
20 de novembro de 2024
Music News
-
O mínimo que você precisa saber sobre sensores em transportadores de correia
17 de outubro de 2024 -
Entendendo a NFPA 660: A promessa de consolidação para poeiras combustíveis
10 de setembro de 2024
Sobre nós
Blog da empresa Grunn do Brasil, com matérias que exemplificarão sobre processos e aplicações das soluções oferecidas pela empresa, bem como casos de sucessos.
Acesse nosso website: https://grunn.com.br/
Categorias
- Artigos (46)
- Casos de sucesso (35)
- Guias de aplicações (2)