HomeCasos de sucessoSistemas de controle de poeira na indústria de fundição
Casos de sucesso
3
minutos para leitura

Sistemas de controle de poeira na indústria de fundição

Sistemas de controle de poeira na indústria de fundição

Nós temos o compromisso de implementar soluções para os problemas dos nossos clientes. Nossos produtos são baseados em nossa tecnologia exclusiva de eletrificação indutiva e desenvolvidos usando uma plataforma modular flexível que nos permite personalizar nossos produtos para o cliente. Embora muitos sistemas de monitoramento de poeira sejam adaptados aos limites de emissões regulamentados pelo governo, existem pontos de medição intermediários que podem ser igualmente críticos em custos e conformidade regulatória para o usuário final. Gerenciar os sistemas de filtragem não é bom apenas para controle das emissões, mas também é um forte indicador para ajudar na manutenção e nos custos gerais da planta.

Objetivo
Medir com precisão as concentrações de poeira emitida pelas chaminés para reportar os números às autoridades governamentais.

Problema
Uma grande fábrica de fundição de platina na África do Sul têm a necessidade de gerir, medir e reportar adequadamente as concentrações de poeiras às autoridades governamentais. O Departamento de Recursos Minerais faz verificações regulares para analisar a conformidade com a Gestão Ambiental Nacional: Lei da Qualidade do Ar, Lei nº 39 de 2004. De acordo com a Lei da Qualidade do Ar, as autoridades locais serão responsáveis por monitorar a poluição do ar e atender aos limites de qualidade do ar ambiente definida nacionalmente. A fim de gerir e manter a qualidade do ar dentro destes limites, essas autoridades serão obrigadas a identificar as fontes que contribuem para o não cumprimento e a desenvolver programas de redução de emissões para essas fontes.

Além das condições regulatórias que precisam ser atendidas, o processo cria temperaturas que chegam a 500°C, o que dificulta a medição.

Solução
Devido às regulamentações, tivemos que atender às necessidades de medição de emissões e de processos da planta. Para cada um dos 14 filtros de mangas da planta, um sensor S301, personalizado para altas temperaturas, foi colocado no duto de saída junto com um opcional de purga de ar. Além disso, três monitores S305 da Sintrol foram colocados em cada chaminé para medições oficiais de emissões contínuas. Este sistema de controle de poeiras abordou todos os aspectos da Lei da Qualidade do Ar, uma vez que não só reportou as emissões, mas também ajudou a gerir os filtros de manga para que qualquer rompimento nos filtros pudesse ser corrigido rapidamente. Devido aos baixos custos e à alta capacidade de customização da Sintrol para atender às condições desafiadoras, obtivemos sucesso à frente dos outros concorrentes.

Princípio de operação:
Os monitores de poeira da Sintrol são baseados em uma tecnologia exclusiva de Eletricidade Indutiva. A medição é baseada em partículas interagindo com uma sonda isolada montada no duto ou pilha. Quando partículas em movimento passam nas proximidades ou atingem a sonda, um sinal é induzido. Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados da Sintrol para filtrar o ruído e fornecer a saída de medição de poeira mais precisa.

A tecnologia triboelétrica clássica é baseada no sinal DC, que é causado por partículas que entram em contato com o sensor para transferir cargas. Em comparação com medições baseadas em DC, a tecnologia de Eletricidade Indutiva é mais sensível e minimiza a influência da contaminação do sensor, desvio de temperatura e mudanças de velocidade. Usando a tecnologia de Eletricidade Indutiva, é possível atingir limites de medição de concentração de poeira tão baixos quanto 0,01 mg/m3.

Compartilhe