|||Sensores de inclinação
Sensores de inclinação2018-09-17T17:27:30+00:00

Sensores de inclinação

Inclinômetros ou sensores de inclinação medem a inclinação absoluta em relação ao geocentro. Esses valores são transmitidos para um controlador de nível superior via RS232, CANopen ou sinais analógicos.

PRODUTO RESOLUÇÃO, PRECISÃO DE REPETIÇÃO CLASSE DE PRECISÃO ALIMENTAÇÃO, INTERFACE

Sensor de inclinação IK360 0.01º 0.1º 12 – 30V

Sensor de inclinação IK360L 0.01º 0.5º 12 – 30V

Inclinômetros / sensores de inclinação facilitam a medição de inclinações

Inclinômetros são mais adequados para registrar inclinações em relação ao centro da Terra e transmiti-los de volta a um controle de nível mais alto como uma resposta de posição. A base dos inclinômetros anteriores (também conhecidos como sensores de inclinação, localizadores de inclinação ou clinômetros) era um pêndulo simples que mudava de direção por um movimento de inclinação. Essa mudança de direção foi então avaliada opticamente, indutivamente, eletronicamente ou em uma base capacitiva.

Inclinômetros / sensores de inclinação usando a tecnologia MEMS

Os inclinômetros da SIKO trabalham com o princípio moderno da tecnologia MEMS. (do inglês: Sistema Micro-Eletrônico-Mecânico). Com este princípio de medição, uma série de eletrodos é alojada em um chip ASIC hermeticamente fechado. A tensão capacitiva entre os eletrodos é medida.

A gravação pode ser feita como um único eixo (0… 360 °) ou como um eixo duplo (80 °) com uma precisão do sistema de no máximo 0,1 ° e uma resolução de 0,01°.

Os dados medidos são enviados diretamente como analógicos (0… 10 Volt ou 4… 20 mA) ou como valores digitais (RS232) ou via por CANopen. Ao usar a interface CANopen, uma operação de barramento também é possível para até 127 participantes.

Programabilidade livre dos inclinômetros / sensores de inclinação

Os sensores de inclinação SIKO apresentam benefícios adicionais, incluindo a capacidade de programação livre de vários parâmetros (por exemplo, filtro, sentido de rotação, ponto zero) via RS232 ou CANopen ou a restrição da faixa de medição à aplicação do cliente (por exemplo, 45 °… 180 °) com a função teach-in.

O ponto zero do codificador pode ser definido por meio de um PIN separado no aplicativo no local (função teach-in).

Classe de proteção IP alta para nossos inclinômetros / sensores de inclinação

Outras vantagens são a fácil instalação do codificador na superfície a ser medida (por meio de parafusamento simples), bem como uma alta classe de proteção IP. Todos os codificadores têm pelo menos um IP67. Muitos codificadores são protegidos contra submersão em água por um longo período (IP68) ou contra respingos (IP69k).

Seja tecnologia médica, automação de veículos pesados ou sistemas de rastreamento solar – os inclinômetros abrangem uma ampla gama de aplicações

Existem muitas áreas onde os inclinômetros podem ser usados. Inclinômetros podem ser encontrados na área de energias renováveis para medir a inclinação de módulos de heliostato (módulos fotovoltaicos, espelhos solares) ou sistemas de canais parabólicos.

Inclinômetros / sensores de inclinação em tecnologia médica

Os codificadores de inclinação / encoders de inclinação também são usados com frequência em tecnologia médica devido à sua alta resistência à radiação de raios-X. Muitas tomografias computadorizadas, ressonância magnética ou sistemas de raios-X medem o ajuste de um braço de radiação com a ajuda de um inclinômetro de alta precisão.

Inclinômetros / sensores de inclinação para automação de veículos pesados

Outro extenso campo de aplicação onde os inclinômetros podem ser encontrados é a automação de veículos pesados. Tarefas de monitoramento muito comuns, como a detecção da inclinação de um braço da escavadeira ou da caçamba da retroescavadeira, são asseguradas pelo uso de um inclinômetro. Monitorar a posição de um cesto de plataforma operacional em um caminhão de bombeiros ou verificar o nível de máquinas de construção ou veículos municipais em terrenos acidentados e irregulares também fazem parte das tarefas padrão de um inclinômetro.

Inclinômetro versus codificador giratório

Inclinômetros complementam os codificadores giratórios absolutos SIKO particularmente bem no campo da automação de veículos.

As vantagens dos inclinômetros são sua resistência a altas temperaturas, choques e vibrações (em comparação com os codificadores rotativos ópticos). Eles também não têm partes mecânicas sujeitas a desgaste (rolamentos, etc.) e podem ser montados fora do ponto de articulação (fora do eixo).

Além disso, eles não são afetados pela condensação.

Os codificadores rotativos, no entanto, são normalmente usados onde o ângulo, independente do ponto central da Terra, deve ser determinado contra um ponto de referência fixo e relacionável (por exemplo, um braço escavador no chassi da escavadeira).

O tipo de codificador (codificador rotativo ou inclinômetro) a ser utilizado depende em boa parte do espaço disponível no local, das interfaces necessárias, da resolução desejada e da simplicidade necessária para a instalação do codificador.

A SIKO e a GRUNN estã disponíveis para você a qualquer momento como parceiros competentes e estamos prontos para ajudá-lo a escolher o sistema de medição correto ou para responder a quaisquer perguntas adicionais que você possa ter.

 Nota: Inclinômetros / sensores de inclinação fazem parte da linha de produtos MagLine.

 Nota: Inclinômetros / sensores de inclinação fazem parte da linha de produtos MagLine.

Receba nossos informativos

Email marketing Grunn